Conhecidos como cães alegres e extrovertidos, Papillons gostam de sentar no colo tanto quanto gostam de correr pela casa. Embora sejam vivazes e enérgicos, eles não são considerados instáveis ou nervosos e são fáceis de cuidar.
O Papillons é um cão pequeno, de aparência delicada, com orelhas que saltam da cabeça como as asas de uma borboleta.
A pelagem é longa e sedosa, e a cauda é uma pluma de abano. Ao contrário das outras raças de pelo longo, o “pap” não tem subpelo nem troca pelo duas vezes ao ano, e as franjas longas não embaraçam facilmente. A pelagem é geralmente branca com marcas de preto, vermelho, castanho alaranjado, ou tricolor.
A altura medida no ombro de machos e fêmeas de Papillons varia de 23 a 28 centímetros. O peso varia de 1,5 a 5 Kg
Personalidade:
Papillons geralmente são cães extrovertidos e alegres que gostam de sentar no colo tanto quanto gostam de correr pela casa. Embora sejam vivazes e enérgicos, eles não são considerados instáveis, nervosos ou temerosos, e não latem excessivamente.
O típico Papillon gosta de socializar com gatos e com outros cães. Papillons não hesitam em abordar animais maiores para brincar, mas os donos devem ter cuidado para que o animal grande não trate o Papillon como presa. Papillons também gostam de brincar com crianças, mas as crianças devem ter cuidado para não serem muito brutas com esses cãezinhos vivazes.
O sentido de alerta do Papillon, sua inteligência e intenso desejo de agradar fazem dele um favorito na competição de obediência. Eles também são conhecidos por terem talentos notáveis em rastreamento, agility e como cães de terapia.
O Papillons é um companheiro encantador e fácil de cuidar. Esses cães precisam de relativamente pouco exercício, embora gostem de correr por aí. Sendo pequenos, eles precisam de menos comida do que os cães maiores. Eles não têm cheiro de cachorro.
Papillons se adaptam bem a um apartamento na cidade ou casa de campo. Eles também viajam bem , porque suas caixas de transporte costumam caber no assento do avião, eles podem voar sem correr o risco de ficarem parados no compartimento de carga.
Assim como é o caso com outros cão pequenos, Papillons geralmente parecem ter saído da fonte da juventude até perto do fim de suas vidas relativamente longas. A expectativa de vida média do Papillon é 12 a 15 anos, chegando com frequência aos 18 anos se cuidados com o zelo que merecem.
História:
O Papillon é um descendente de um toy spaniel europeu. Esses spaniels aparecem em pinturas das cortes reais da Europa remontando ao início do século XVI. O mais conhecido desses pintores da corte, Ticiano (Vecellio), incluiu vários desses spaniel minúsculos em suas pinturas a partir de 1500.
Por toda a Renascença e além, a maioria dos Toy Spaniels tinha orelhas caídas. As orelhas de borboleta que deram ao Papillon sua aparência distintiva, sem contar seu nome, não entraram na moda até o fim do século XIX.
Embora o Papillon e seus ancestrais fossem favoritos entre as famílias reais europeias, seu charme era quase um segredo nos tempos modernos. Porém, isso pode estar mudando; em 1999, um Papillon chamado Ch. Loteki Supernatural Being (Kirby) venceu o prestigioso Westminster Kennel Club Dog Show. Em 2019, Dylan, um cãozinho da raça Papillon, conquistou o título de “best in show” do Crufts, realizado em Birmingham, na Inglaterra, e considerado o maior e um dos mais importantes eventos do tipo do mundo. O pequeno competidor também foi o vencedor da categoria “toy”.